Rio de Janeiro, de sol a sol ao ritmo do samba!
Rio de Janeiro! Um nome que transmite milhares de sensações e sentimentos, um nome que só por si é sinónimo de postal ilustrado. A ele, estão ligadas eternas imagens. Intimamente, o Pão de Açúcar, o Corcovado, Copacabana, os botecos e...Vinicius de Morais.
Mais universais, o futebol, a caipirinha, o Carnaval, a água de côco, sol, praias de areia dourada percorridas por coqueirais, gente bonita, peles bronzeadas, muita alegria e...António Carlos Jobim.
É o Rio de Janeiro, nome de exuberância que cativa pela sua beleza natural marcada por uma morfologia privilegiada e pela maneira de ser e de estar muito especial dos seus habitantes, os “cariocas”, que como ninguém sabe conciliar a arte de viver a vida e a paixão pela sua cidade.
Como diz a canção, o Brasil é um “pais tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Nele, encontramos tudo o que um viajante procura: praias paradisíacas no Nordeste, verdejantes montanhas no Sul, História em Minas, as florestas no Centro-Oeste e no Norte… Porém, no Brasil, uma cidade concentra tudo isto e muito mais, O Rio de Janeiro.
Com estremo cuidado, ele foi colocando aqui e ali algumas ilhas ao alcance dos olhos, uma floresta, baías perfeitamente desenhadas, lagoas e restingas, morros para dar volume, criando neles miradouros naturais para que os homens se perdessem de êxtase e emoção. Mas não satisfeito, cobriu esta maravilhoso cenário com o melhor de todos os climas, iluminando-o com um sempre presente sol.
Espalhou por todos os cantos músicas, a que deu o nome de samba, distribuiu alegria pelas pessoas, algumas doses de amor e algumas pitadas de malandragem.
Deus ofereceu ao “carioca” o gosto pelo desporto, fazendo do futebol a sua maior arte, seja jogado na praia ou convidando esse mesmo povo para assistir uma partida no santuário, o Maracanã.
Finalmente criou o Carnaval, decorando-o com samba, ginga, belas mulheres e fantasia, tornando-o o mais democrático de todos os espectáculos. A obra estava completa, e Ele satisfeito. Até mesmo com o passear e mostrar a “Garota de Ipanema”.
Rio de Janeiro “Cidade Maravilhosa"
Rio de Janeiro,
Cultura, moda, gastronomia, futebol, praias, história, modernidade, simpatia, música, sol, paisagens deslumbrantes...Alguns apontamentos que fazem do Rio de Janeiro uma das cidades mais fascinantes e vibrantes do planeta, um daqueles destinos que tem sempre algo para oferecer a quem a visita.
A melhor forma de conhecer o Rio de Janeiro é caminhar, bem ao jeito do “Carioca”. A regra é mesmo essa, caminhar. Nem que seja de “boteco” em “boteco”, sem pressas, dengosamente, ao ritmo da bossa-nova.
Sentir o Rio, é sair por aí compartilhando emoções e desejos. É percorrer o calçadão, andando, pedalando ou correndo. É deixar-se embriagar pelo natural desejo que esta cidade tem em dançar, cantar, namorar. Numa só palavra, viver!
Sem comentários:
Enviar um comentário